A águia e a galinha

 
Um camponês criou um filhote de águia junto com suas galinhas, tratando-o da mesma maneira que tratava as galinhas, de modo que ela pensasse que também era uma galinha: dava-lhe mesma comida jogada ao chão, a mesma água num bebedouro junto ao solo de tal modo que ela tinha de ciscar. A águia, logicamente, passou a se comportar como se galinha fosse.
Certo dia passou por sua casa um naturalista. Diante da águia a ciscar o terreiro, interpelou o camponês:
- Isto não é uma galinha, é uma águia!
O camponês retrucou:
- Agora ela não é mais uma águia, agora ela é uma galinha!
O naturalista disse:
- Amanhã, veremos.
Dia seguinte, logo pela manhã, subiram até o alto de uma montanha levando a águia.
O naturalista levantou a grande ave acima de sua cabeça e disse:
- Águia, veja o horizonte, veja o sol lá em cima e os campos verdes lá embaixo. Todas essas nuvens podem ser suas. Desperte para sua natureza e voe como águia que é.
A águia maravilhou-se com a beleza das coisas que nunca tinha visto. Ficou um pouco confusa, no início, sem entender o porquê tinha ficado tanto tempo alienada. Aos poucos, deu-se conta do sangue que lhe corria nas veias, perfilou as imensas asas e partiu num vôo lindo, até que desapareceu no horizonte azul.
Criam-se pessoas como se galinhas fossem, porém elas são águias: todos podem voar se quiserem.?Voemos mais alto, não nos contentemos com os grãos que nos jogam para ciscar.
Nós somos águias, não temos que agir como galinhas, como querem que a gente seja, pois com a mentalidade de galinha nos tornamos mais dóceis, abaixamos a cabeça para tudo, com medo.
Vamos conduzir nossa vida de cabeça erguida, respeitando os outros, sim; com medo, nunca!

Fonte: iurd.pt

0 comentários:

Postar um comentário